Calculadora de Emissão Evitada de Carbono


Esta Calculadora, elaborada pela The Nature Conservancy (TNC), integra o Guia de Conduta Ambiental e permite ao usuário estimar a emissão de carbono evitada ao financiar a expansão da produção de soja exclusivamente sobre pastagem em qualquer município do Cerrado.

A TNC criou um modelo espacialmente explícito para estimar como a expansão da área soja se dará em qualquer município do Cerrado até 2030. Para cada município do bioma há uma estimativa de conversão de áreas de vegetação nativa ou de pastagem em soja, em diferentes proporções. Desta forma, ao financiar a expansão da área de soja exclusivamente sobre pastagem, o padrão esperado de conversão até 2030 é alterado. Isto acontece pois o Guia de Conduta Ambiental estabelece uma abordagem livre de desmatamento, ao direcionar a expansão sobre pastagem e, assim, evitar que a vegetação nativa seja convertida para soja.

Por exemplo, de acordo com o modelo de expansão da soja criado pela TNC, da área total de expansão do grão na cidade de Luís Eduardo Magalhães/BA é de 94.143 hectares. Deste total, 66% acontecerá sobre vegetação nativa e 34% sobre área de pastagem até 2030. Se um produtor é financiado para expandir de maneira livre de desmatamento, ou seja, exclusivamente sobre pastagem, está interferindo diretamente no padrão esperado de expansão para a cidade de Luís Eduardo Magalhães/BA. Neste exemplo, se um produtor adquire 1000 hectares de pastagem e os converte à produção de soja, a Calculadora admite que 34% ou 340 hectares de vegetação nativa não está sendo desmatada. Em Luís Eduardo Magalhães/BA, um hectare de vegetação nativa comporta uma média de 46 toneladas de CO2, então, no cenário acima, a emissão de Carbono evitada seria de 55.187 toneladas de CO2.


A fórmula utilizada na calculadora é:

Emissões Evitadas = EM-CO2 * (Soy-Exp) * Prop

Emissão Média (EM-CO2): Este valor representa o valor médio de CO2 por hectare de vegetação nativa apto para soja em determinada cidade. É a quantidade de CO2 que seria emitido em um hectare caso fosse convertido em soja.

Área de financiamento em pastagem (Soy-Exp): Representa a área de soja que expandirá sobre pastagem e deve ser incluída pelo usuário da calculadora.

Proporção de expansão sobre vegetação nativa (Prop): este valor representa a conversão de vegetação nativa esperada até 2030 de acordo com o modelo da TNC.

Usos e limitações

- O intuito desta calculadora é estimar o quanto de dióxido de carbono poderia ser liberado na atmosfera caso houvesse conversão de vegetação nativa de acordo com uma média confiável para o Cerrado. Este dado não deve ser utilizado sem associação à metodologia descrita nesta página.

- A calculadora foi elaborada com base em dados de biomassa vegetal acima do solo (AGB), obtida do estudo desenvolvido por Baccini et al. (2012) e corrigido pelo valor indicado pelo IPCC com raízes adicionando 20% de estoque de carbono. Áreas regeneradas desde 2012 não são consideradas nesta calculadora.

- Áreas de transição de biomas podem apresentar alguma distorção, dado que a calculadora estima exclusivamente a parcela de Cerrado do município de transição.

- Para mais informações contate osvaldo.pereira@tnc.org


Carregando...
(ha)

ton CO2